Município encaminha instalação de mais uma grande empresa

Data de publicação: 21 de janeiro de 2021
Fotos: Divulgação/AI Prefeitura
Crédito da notícia: Divulgação/AI Prefeitura

Com aprovação de projeto de lei na Câmara de Vereadores, na sessão do dia 18 de janeiro, que autoriza o município a conceder duas áreas de terras, mais um grande empreendimento brevemente estará se instalando em Fazenda Vilanova. Trata-se da empresa de laticínios Friosul, que projeta investir R$ 15 milhões na unidade e gerar em torno de 40 empregos diretos.
As áreas de terras adquiridas e cedidas pelo município à Friosul totalizam 4,7 hectares e estão localizadas nas margens da rodovia ERS 128 (Via Láctea). A previsão de faturamento anual da nova fábrica é de R$ 1 milhão para os cofres municipais em arrecadação de ICMS e serviços, pretendendo movimentar em torno de R$ 100 milhões por ano em volume de negócios.
O prefeito Amarildo Luis da Silva esteve presente na sessão do Legislativo e agradeceu aos vereadores pela aprovação da matéria. Ele enalteceu a importância da vinda desta empresa para o município. “São vários os benefícios de uma empresa de laticínios, pois gera empregos, impostos, incremento na economia municipal e possibilidade de negócio para nossos produtores. Temos mão de obra historicamente capacitada para lidar com produção e beneficiamento de leite e temos certeza que a Friosul fez a escolha certa ao optar por Fazenda Vilanova”, comentou.
O diretor da empresa, Renato Rotta Júnior, que também acompanhou a sessão da Câmara, informou que a unidade que projeta área construída em 3.500 metros quadrados também terá condições de produzir queijos e derivados, além do fatiamento de carnes. A Friosul projeta produzir inicialmente 100 mil litros de leite por dia para queijo mussarela e lanche e creme de leite. Ainda vai contar com o processo de concentrador de soro, possibilitando que todo recurso do leite seja utilizado, até mesmo a água que no fim do processo estará potável. Em plena produção, a capacidade de processamento da indústria será de 300 mil litros de leite por dia.