Equipe do C-MAE fala sobre Autismo

Data de publicação: 2 de abril de 2021

Na última terça-feira, dia 30 de março, a equipe do Centro Municipal de Atendimento Especializado à Criança e Adolescente - C-MAE esteve reunida com o Presidente da Câmara de Vereadores Paulo Délcio de Souza, com a Secretária de Educação Solange Ines Diedrich e Supervisora Débora Dornelles da Silva.

A reunião teve como pauta a apresentação do trabalho que vem sendo desenvolvido no C-MAE e sobre as necessidades das pessoas com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista.

Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta características que podem ser observadas nos primeiros anos de vida. A criança pode ter alterações de linguagem, interação social, na capacidade intelectual, entre outros sinais. Quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento melhor as chances da criança desenvolver suas habilidades e ter qualidade de vida. Para o tratamento é necessário uma equipe interdisciplinar que deve fazer um plano de intervenções e reabilitações e acordos com a família e escola.

A divulgação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista proporciona menos preconceito, mais respeito e inclusão na sociedade.