Sabores e afetos inspiram a culinária afetiva na Assistência Social
Data de publicação: 26 de julho de 2021
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Fazenda Vilanova iniciou neste mês uma nova atividade culinária com algumas famílias assistidas. O Projeto Sabores e Afetos no CRAS caracteriza-se como trabalho psicossocial e continuado. O trabalho visa a promoção de um espaço participativo que propicie a troca de experiências e reflexões acerca da realidade social, a fim de mediar a transformação em âmbito microssocial.
A psicóloga do CRAS, Josiani Schmidt, explica que a culinária afetiva é uma gastronomia baseada em memórias. “Consiste em experimentar um prato e imediatamente associar aquele sabor a uma lembrança gostosa da vida. Ou seja, é aquela comida que desperta sentimentos bons, memórias de segurança e de afeto”, diz.
A equipe da Assistência Social objetiva atingir muitos benefícios com o projeto, como: melhora da autoestima, compartilhamento de conhecimentos, fortalecimento de vínculos e contribuição para geração de renda. O projeto acontece nas sextas-feiras no CRAS, com turma na parte da manhã e da tarde, seguindo todos os protocolos de prevenção à pandemia de Covid-19. Os munícipes interessados devem procurar o setor no horário de expediente da prefeitura