Educação, Cultura e Turismo, e Desporto

Secretário
Jovani Farias

Professor, escritor, pesquisador e historiador. Leciona há 17 anos no município e é autor do livro Fazenda Vilanova,Sua História, lançado em novembro de 2011, que é um excelente livro de pesquisas sobre a verdadeira história do município
Endereço: Av. Rio Grande do Sul, 245, Sala 02 - Centro
Email: smec@fazendavilanova.rs.gov.br
Atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira: 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h.

Competências

A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, tem como funções e responsabilidades, promover um trabalho em conjunto com os profissionais da educação, de forma democrática, valorizando suas opiniões e sugestões a serem desenvolvidas. Desenvolver, implementar e zelar pela política de Educação no Município, voltada para a formação humana. Buscar o acompanhamento dos pais ou responsáveis frente ao estudo de seus filhos, conscientizando-os que a educação é fundamental para o desenvolvimento da cidadania, formação pessoal e profissional. Desenvolver, promover e apoiar programas e eventos difusores da Educação. Propor, desenvolver, adotar e adaptar métodos e técnicas capazes de fazer da Educação um processo atraente e acessível a todos educandos e população em geral. Zelar pela qualidade na educação, oferecendo e ampliando o turno integral nas escolas, reforço escolar, como complementação ao processo de aprendizagem dos alunos. Desenvolver ações que estimulem a preservação e valorização da cultura local, promovendo a participação e integração da comunidade em geral, por meio de eventos e atividades culturais.

- organizar a infraestrutura de ensino das Escolas Municipais;
- gerenciar e administrar o funcionamento das Escolas Municipais;
- fornecer escola de ensino fundamental às crianças do município de Fazenda Vilanova;
- ouvir reivindicações de professores da Rede Municipal de Ensino;
- cuidar da manutenção das Escolas Municipais;
- promover debates, eventos e ações para melhorar a qualidade do Ensino Fundamental no município;
- apresentar plano de ensino e calendário de atividades para cada início de ano letivo;

Competências da Cultura
- organizar todos os eventos culturais do município;
- organizar os seguintes eventos: Noite Cultural, Natal na Fazenda, Desfile Cívico, ExpoFaz, Garota Verão, Show do Trabalhador e Família, Festa de Aniversário de Fazenda Vilanova.

Competências do Esporte
- organizar eventos e ações que visam práticas esportivas;
- administrar locais que forneçam prática esportiva como ginásios de esporte e parques públicos;
- organizar, promover e administrar campeonatos municipais dos mais diversos esportes.

Estrutura Administrativa

Notícias da Secretaria

Aulas presenciais podem reiniciar no final de outubro

A volta às aulas presenciais será progressiva, gradual e escalonada,

Lei Aldir Blanc

SMEC auxilia na solicitação de acesso aos benefícios da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc aos trabalhadores e entidades culturais do município.

Conteúdos vinculados

Telecentro

No Telecentro são oferecidos cursos gratuitos de informática básica ao cidadão.

Oficinas nas Escolas

Os alunos da rede municipal de ensino podem escolher entre diversas oficinas de seu interesse para suas práticas extracurriculares.

Acervo Bibliográfico

A Biblioteca Municipal Walter José das Chagas, está situada na rua Rio Grande do Sul,11.

Corais

O coral municipal ensaia semanalmente, junto a Biblioteca Municipal Walter José das Chagas, sob a regência de Thiago Garcia.

Dança

Além das danças tradicionais são oferecidas oficinas de danças nas escolas e abertas ao público em geral.

Oficinas de Atividades

A população de Fazenda Vilanova pode optar por oficinas de Karatê, Capoeira, Patinação, Teatro, Dança, Aulas de Sopro.