Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl + 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
×
Turismo

Casa da Fazenda Juliana

A Casa Grande da Fazenda Juliana tem traços açorianos e foi adquirida na metade do Século XIX, foi reformada e ampliada em 1881.

Consta que esta Fazenda foi fundada por Antonio Probace Augusto Ruy. Pertenceu ao Senhor Valeriano Francisco de Souza, casado com a Senhora Dona Juliana Maria de Menezes. Esta, após a morte do marido, assumiu a direção da Fazenda, ficando a mesma conhecida por seu nome. Desde então, a Fazenda continua na família, sendo passada adiante por herança.

A Casa Grande é constituída de quinze peças, oito janelas na frente, atingindo ao todo dezoito janelas. Foi constituída com pau-a-pique, ripas de barro e cavacos, sem tijolo; isto, nas repartições internas. As paredes externas são construídas com pedras grandes, com largura de setenta centímetros. A madeira usada nas portas e janelas eram de cedro e louro.

Antigamente, havia uma tafona para a fabricação de farinha de mandioca e um moinho (movido à roda d’água) para produzir a farinha de milho. Também eram praticadas a agricultura, com o plantio de feijão, milho, arroz, cana-de-açúcar, e a pecuária, com a criação de gado bovino. Nos dias atuais, continuam as mesmas atividades econômicas, já com algum progresso técnico.

Atualmente é propriedade de Antônio Gilson Martins que preserva o lugar e sua história, mantendo as feições originais da construção e um grande acervo do museu, que possui peças diversas utilizadas na Fazenda na antiguidade.


© Copyright 2020 - Direitos reservados à Prefeitura de Fazenda Vilanova/RS

topo