Controle do mosquito borrachudo

Data de publicação: 21 de setembro de 2020
Fotos: divulgação
Crédito da notícia: Assessoria de Comunicação/Roberto de Castro

Com a chegada dos dias quentes a proliferação do mosquito borrachudo aumenta. Para minimizar o problema, a equipe local da Emater/RS-Ascar, em conjunto a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, realizam anualmente o controle do inseto com o produto biológico BTI. Na última quinta-feira, (17) o secretário responsável pela pasta Enio Linemann, com o auxílio da extensionista da Emater Luciane de Armas, iniciaram o trabalho de armazenagem do produto em frascos menores de 500 ml, para fazer a distribuição aos agricultores do município, que de forma voluntária auxiliam na aplicação em córregos e arroios. A extencionista explicou que este trabalho em conjunto com os colaboradores é de suma importância para o controle. “Devemos ter em mente que, o BTI é uma solução paliativa para os momentos de crise, medidas de proteção ambiental e de reconstrução das matas ciliares são ações importantes para prevenir a proliferação do inseto.” Frisa. As doses vão ser aplicadas em três etapas. A primeira acontece hoje, dia 21, as outras duas aplicações vão acontecer nos dias 05 e 20 de outubro.