Agentes municipais vistoriam locais que podem servir de proliferação de mosquitos

Data de publicação: 22 de abril de 2021

A equipe de fiscais da prefeitura de Fazenda Vilanova realizou nesta segunda e terça-feira (19 e 20/04) uma vistoria de residências e locais com possibilidade de haver proliferação de mosquito aedes-aegypti na cidade. O procedimento visa localizar e eliminar focos de infestação para prevenção à dengue que vem sendo diagnosticada em pacientes de alguns municípios do Vale do Taquari e do Estado.
As atividades de prevenção à dengue são supervisionadas pela Secretaria Municipal da Saúde, Cidadania e Atenção Social e o trabalho foi executado pelo agente de endemias, Gilberto dos Santos da Silva, auxiliado pela responsável pelo Setor de Fiscalização, Queli Garske da Silva Dias, e a servidora Carina Diedrich. Os agentes vistoriaram o entorno de residências não habitadas e terrenos baldios, observaram tratamento de água de piscinas e orientaram moradores. O acesso aos locais particulares contaram com a permissão dos proprietários. Os servidores confirmaram que as visitas continuarão nos próximos dias.
A secretária municipal da Saúde, Vanderlea Machado, destacou a intensificação dos serviços devido ao alto risco que o município está correndo com o aumento de casos de dengue nas cidades vizinhas. “Precisamos estar atentos e orientar a população quanto aos cuidados básicos para eliminação do mosquito que é o vetor da doença”, reforça.
Alguns cuidados básicos:
- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
-Mantenha a água da piscina limpa e tratada.

Legenda: Município realiza vistoria para eliminação do mosquito da dengue
Créditos: Divulgação/Prefeitura