Produtores de Fazenda Vilanova são contemplados com calcário

Data de publicação: 1 de setembro de 2021

Através de recursos oriundos da Consulta Popular 2018 e 2019, mais contrapartida da Prefeitura, por meio do Termo de Cooperação FPE n° 672/2018 e FPE n° 584/2020, os produtores de Fazenda Vilanova, receberam calcário para fortalecimento das suas áreas de cultivo. O processo contou com total envolvimento por parte da Secretaria Municipal da Agricultura e Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar, com o apoio do Conselho Agropecuário. No total foram beneficiados 55 produtores, 32 coletas de solo realizadas, 55 interpretações e 784 toneladas de calcário PRNT 70% distribuídas nas propriedades.
O secretário da Agricultura, Marcos Adriano Lerner, destaca que o município tem a política pública Frete Calcário, onde está autorizado a realizar o transporte do fertilizante natural aos produtores, de forma gratuita, de até 30 toneladas por talão de produtor. “A consulta popular representa um mecanismo de democracia participativa por meio do qual a população escolhe e vota em projetos prioritários definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDE) para as regiões do Estado”, ressalta. Para obter maiores informações, o agricultor deve procurar a secretaria.
Informações técnicas
Segundo informações técnicas da Secretaria da Agricultura e da EMATER/Ascar, para ser contemplado com calcário, o produtor precisa atender a critérios como análise de solo válida, coletas de solo e envio ao laboratório, laudo de recomendação exigida para a cultura a ser plantada, coordenadas de localização das propriedades, entre outros. De acordo com o Manual de Adubação e Calagem 2016, os solos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em seu estado natural, são predominantemente ácidos, apresentando restrições ao desenvolvimento da maioria das plantas cultivadas. Adicionalmente, a acidificação do solo cultivado é um processo contínuo.
A utilização de corretivos da acidez do solo é de grande importância para a produção agrícola. O calcário agrícola é o principal produto utilizado para a correção da acidez e a prática de sua aplicação é denominada calagem. O calcário deve ser aplicado até 3 meses antes do plantio da lavoura. A distribuição deve ser feita uniforme por toda a área a ser corrigida. Caso o produtor deseje realizar análise de solo, pode se dirigir ao escritório Municipal da Emater, onde receberá todas as informações necessárias. A EMATER de Fazenda Vilanova possui em seu quadro de servidores a técnica em agropecuária, Luciane de Armas e a extensionista social, Arlethe Costa da Silva.
Créditos: Divulgação/Prefeitura