Escola Municipal José de Anchieta (Zona Rural)

Em 11 de dezembro de 1962, numa área de 1.708 m2  envolto de bela paisagem, foi construído um pequeno prédio de madeira com área construída de 52,25 m2, tendo uma sala de aula, uma cozinha (construída em 1968) e um corredor. Neste prédio, funcionou a Escola Municipal José de Anchieta da localidade de Arroio do Pau, tendo na época um professor unidocente. Entre eles: a professora Cerenita Cardoso (1974); Leoni Liessem (1979); Marlise Alebrant (1982) e, em 1992, foi inaugurado o prédio de alvenaria.

No dia 27 de dezembro de 1992, foi inaugurado o novo prédio de alvenaria, constituído de sala de aula, banheiro, cozinha, corredor e um amplo pátio para a recreação dos alunos. Atualmente, a instituição de ensino encontra-se desativada, mas o prédio é utilizado como sede da Associação de Água local.